Dicas

Use o mapa conceitual para facilitar a compreensão de qualquer leitura de texto. É uma metodologia que ajuda conhecer os pontos chaves e a ideia principal do texto. Pode ser utilizado em qualquer contexto. Neste exemplo, o mapa é sobre o sistema da escrita, confira.







TRABALHANDO COM LETRAS,
PALAVRAS E TEXTOS

No trabalho em classes de alfabetização não existe uma ordem fixa em que as coisas têm de ser feitas. Os alunos não aprendem aos pedaços, um item depois do outro, do mais fácil para o mais difícil. Pelo contrário, eles aprendem fazendo muitas relações entre tudo o que faz parte do que chamamos de campo conceitual da alfabetização.
O que vem a ser isso? É um conjunto de situações que dão sentido aos atos de escrever e ler. Por isso eles aprendem escrevendo e lendo. Para que isso aconteça, o professor deve propor diariamente atividades que envolvam letras, palavras e textos. Não pode se enganar achando que se está trabalhando com textos já está naturalmente trabalhando com palavras e letras.

Durante o processo de alfabetização o professor deve criar situações didáticas que permitam aos seus alunos pensar sobre a escrita e deve estar atento às especificidades do trabalho com letras, com palavras e com textos. Seus objetivos para os três não são os mesmos e todos são igualmente importantes.


Disponível em: http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com/2008/03/trabalhando-com-letras-palavras-e.html


Um comentário:

Deixe aqui seu cometário ou sugestão, que possa contribuir com o nosso blog.